Controle Financeiro um Bem Necessário

Atualmente vemos atônitos as estruturas do país “tremerem”.

Lava-Jato, corrupção, desemprego, dinheiro doado a países socialistas, reforma da previdência, etc.

Mas mesmo assim muitos ainda continuam acreditando, mesmo com condições adversas, ainda continuam enfrentando “gigantes” muito maiores que qualquer um poderia enfrentar, mas ainda continuam firmes, talvez não tão fortes como outrora.

Neste momento muito apenas procuram sobreviver e não viver, os sonhos ficam distantes em virtude da instabilidade da economia.

 

Mas qual o segredo de sonhar e realizar seus sonhos?

O segredo está no planejamento financeiro. Vimos pessoas que possuíam um nível considerável de poupança, mas foi diluída pela inflação e também pelo desemprego. Pessoas que possuíam um ano de reserva de salários, ficaram sem nada por causa do desemprego que estão sofrendo. Muitos desempregados há mais de anos no país.

Então apenas dinheiro guardado em poupança não é suficiente, então como me organizar?

Começando por pequenas mudanças de hábitos, se estiver empregado fica mais fácil.

 

Algumas observações sobre controle financeiro:

1 – Se estiver com dívidas, primeiramente deve eliminar as que possuem o maior custo financeiro.

2 – Aprenda a poupar pelo menos 10% do salário, mas 20% seria o ideal.

3 – Elimine compras no cartão de crédito, pois neste caso sua mente está condicionada a sempre ficar com dívidas, pois paga uma fatura e já fica devendo outra.

4 – Sempre que precisar de um empréstimo procure não comprometer mais que 30% da sua receita, pois uma família normal, em virtude de aluguéis já possui comprometida em média de 20 a  25% de sua renda com moradia e tem que se manter com os outros 50%.

5- Precisando de empréstimo, procure opções mais baratas, pois o crédito pessoal por exemplo, em tempos de crise, agiotas legalizados estão cobrando 30% a.m. de juros do dinheiro emprestado, o que pode tornar o pagamento inviável.

6 – Dentre os empréstimos, o crédito consignado é uma excelente opção, mas evite o prazo máximo de endividamento, a média ideal ficaria na ordem de 50% do prazo mais longo.

7 – Um erro comum é ter margem consignável para R$ 50 mil, por exemplo, solicitar todo esse valor, mesmo possuindo dívidas inferiores ao crédito solicitado, o que ao invés de ser uma solução, pode se tornar um problema, pois deixa a pessoa sem opções futuras. Por isso solicite somente o valor necessário.

8- Aprenda a investir o dinheiro, criando um lastro seguro e rentável. A bolsa de valores é uma excelente opção, mas devem ser bem planejado os investimentos, pois há risco de perder boa parte do capital investido se forem mal feitos.

Conclusão

Há um jogo invisível que ocorre diariamente, isso é o que irá realmente fazer a diferença no futuro, não apenas o que se ganha, mas o quanto poupa e investe.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *